sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Bodas de Nácar






Bom dia!
Quando vcs estiverem lendo essa postagem, eu e maridão estaremos em viagem, comemorando nossos 31 anos de casamento ( Bodas de Nácar - 25-09).
Agradeço a Deus por ter escolhido esse companheirão, para  vivenciar comigo todos os momentos de minha vida.
Se alguém me perguntasse sobre uma receita para ser ter um casamento duradouro,...... com certeza não saberia responder!
Mas vou deixar aqui um pouco da minha experiência.
Não pensem que quero dar receitas, criar fórmulas, criticar e nem criar polêmicas, para se ter um casamento duradouro. Vou só tentar expor meus aprendizados e vivências, durante esses muitos  anos de convivência matrimonial, principalmente e acima de tudo baseada no AMOR!
União...... a própria palavra já diz tudo! Aprendi que todas as decisões devem ser tomadas pelo casal, por mais simples que lhes pareçam. Nós não recebemos nenhum manual de instrução de como viver  a dois, então aprendemos mto sim.
Individualidade.......em um casamento essa palavra não existi, impossível ter individualidade entre um casal.Se uma pessoa quis casar e dividir algo com alguém........ fica difícil!
Independência.......outra palavra inexistente na vida de um casal.Quem quer independência,..... é  melhor ficar sozinho! 
Essa de que...... o meu dinheiro é meu e o seu é seu,......não rola.
O mais sensato é somar tudo e dividir o que sobrar, digamos assim! 
Abdicação......muito importante para ser viver bem, as vezes temos que fazer certas escolhas e que nem sempre será bom para dois, o bom censo nesse caso caí bem.
Tolerância......hum!!!!......essa então......se quisermos manter uma relação agradável e sem mtas brigas, .......são duas cabeças que pensam diferentes em muitos pontos,...... devemos ser pacientes e esperar a hora certa de falar e de calar também.
Saídas com os amigos tipo: jogar bola, tomar uma cervejinha (p/ quem gosta), bater um papo, a famosa fugidinha p/ espairecer,........ naneninanão! Dê preferência aos amigos que estejam nas mesmas condições que vcs CASADOS! Pq misturar solteiros com casados e criar o clube do Bolinha ou da Luluzinha ou viver sempre com casa cheia, definitivamente não dá certo! Hoje em dia os casais trabalham fora, dividem tarefas domésticas e o pouco tempo que resta para ficarem juntos é super importante, .....para que troquem idéias,conversem sobre assuntos diversos e se divirtam também.Estar com amigos é muito bom sim, mas tudo tem que ser dosado e que isso não interfira na vida do casal.
Viagem bastante, passeiem muito!!!! Pq depois que o filho chega, as prioridades são sempre Eles.Não que vocês tenham que  ficar em casa o resto da vida! Mas é que a partir daí,....... muda td no dia dia do casal, falo isso para aqueles que sabem realizar o seu papel de pais e não delegam essas responsabilidades para terceiro, pq filho é criar, zelar,cuidar, se dedicar,.....Eles crescem e temos que adequar as férias do casal (qdo ambos trabalham fora), com a(s) da criança(as).Fora que as vezes......... planejamos tudo e perto do dia da viagem..... nossa(o) filha (o) adoece.......planos então vão por água abaixo! Por isso a decisão de ter filho(os), vem acompanhado da estabilidade do casal,ter noção de que a vinda de uma criança modifica um pouco a relação, pq antes vocês viviam um para outro e com a vinda de um filho esse amor vai ter que ser dividido,........coração de mãe é imenso!!! Eles devem estar bem centrados, sabendo o que querem em todos os aspectos, se possível com casa própria (e de preferência), pq tudo fica mais difícil e a grana encurta muito com a chegada de um filho. E como já dizia minha vô: filhos criados trabalhos dobrados e os gastos também!
Respeitar e ser respeitado, muito importante em uma relação.
Fidelidade, sem ela a relação tende ao fracasso,..... falo no sentido íntegro da palavara.
Mentira e omissão, não são boas companheiras de um relacionamento.
Diálogo......bem dita palavrinha!!!!......,sempre deve estar presente, a todo momento.Com uma boa conversa se resolve vários problemas e grandes decisões são tomadas também!
Brigas......elas existem sim! .....Podem ficar certos disso! Agora cabe ao mais sensato nessa hora procurar ficar mais calado e manter o controle. Pq como diz o ditado......quando um não quer dois não brigam! E quantas palavras não foram jogadas na cara injustamente na hora da raiva!
Não fiquem guardando mágoas ou ressentimentos, gritem, briguem, 
chorem,...coloquem tudo para fora, esses sentimentos não devem ser acumulados em nós.Pq sendo assim viram uma bola de neve, pronta a explodir a qualquer momento! E quando isso acontece...... acabamos falando coisas muito fortes na hora da explosão e com muita raiva. Pq deixamos que os problemas se acumulassem.Você se lembra daquele dia?.......... aquele dia já foi!
Repartir sim!..... momentos bons, ruins, problemas de trabalho, problemas com as crianças, pq aquelas que fizeram a opção de ficar em casa, também precisam compartilhar sobre o seu dia.
Devemos estar preparados para tudo! Pq a vida não é bela e nem maravilhosa sempre, no meio do caminho existem: fases, momentos difícieis e outros nem tanto, obstáculos, pessoas, família,crises passageiras, insegurança, medos, receios,.......quem disser que discussões, briguinhas, bate bocas não existem na convivência a dois..... tá mentindo!........que coisa feia! Isso faz parte do descobrimento, crescimento, conhecimento e amadurecimento da vida do casal.É bom pq com o passar dos anos,..... já saberemos lidar e entender muito bem as manias, defeitos, testas franzidas, caras e bocas, dentre outras coisas, sem nem ao menos precisar de palavras,rs.
Compreensão,carinho,paciência, dedicação, flexibilidade,equilíbrio, renúncia,.....também fazem parte dos ingredientes para um bom relacionamento a dois,....... assim como,.... ..ter bom humor, pensamentos positivos, alto astral( pq as vezes em alguns momentos podemos ficar um pouco p/ baixo e precisaremos de alguém p/ nos incentivar).
Ah, uma coisa muito importante! Tem sempre que ter um mais mão aberta e o outro mais mão fechada......rs. 
Casamento a certa altura....... é estar tão em sintonia,......... que passamos a ter os mesmos pensamentos ao mesmo tempo,.....quantas vezes eu e meu marido falamos ao mesmo tempo o que vai na nossa cabeça, isso acontece muitas vezes, quando estamos em um bate papo pela internet (marido viaja muito né) ou mesmo pessoalmente...... é até engraçado as vezes.
Ter um tempinho para sair somente os dois, quando já tiverem filhos principalmente,........ é muito bom para relaxar, sair da rotina, curtir um namoro gostoso,rs.
Bilhetinhos românticos, flores, presentes inesperados fora de datas específicas, lembrar de todas as datas importantes,....... faz um bem enorme! 
Agora o AMOR.....supera tudo! Quando se ama de verdade não tem ninguém e nada que possa separar o casal, nem crise, nem dificuldade, nem obstáculos, nem brigas, nem família,.....
Outro ponto importante, nada de abrir a sua vida para ninguém,...... não conte seus planos, objetivos, sonhos, mudanças, etc.......enquanto não forem concretizados.
Seja feliz sem pressa, vivendo um dia de cada vez.

Há bastante tempo atrás, li de um escritor  essa definição/resumo sobre o casamento e achei bem interessante.
Talvez várias de vocês, já tiveram a chance de ler.
Mas mesmo assim acho que vale a pena ler de novo e para quem não teve a oportunidade ainda........ agora terá.

Ele afirma que um bom casamento deve ser criado.
No casamento, as pequenas coisas são as grandes coisas.
É jamais ser muito velho para dar-se as mãos, diz ele.
É lembrar de dizer "te amo", pelo menos uma vez ao dia.
É nunca ir dormir zangado.

É ter valores e objetivos comuns.
É estar unidos ao enfrentar o mundo.
É formar um círculo de amor que una toda a família.

É proferir elogios e ter capacidade para perdoar e esquecer.
É proporcionar uma atmosfera onde cada qual possa crescer na busca recíproca do bem e do belo.
É não só casar-se com a pessoa certa, mas ser o companheiro perfeito."
E para ser o companheiro perfeito é preciso ter bom humor e otimismo.
Ser natural e saber agir com tato.
É saber escutar com atenção, sem interromper a cada instante.

É mostrar admiração e confiança, interessando-se pelos problemas e atividades do outro.
Perguntar o que o atormenta, o que o deixa feliz, por que está aborrecido.
É ser discreto, sabendo o momento de deixar o companheiro a sós para que coloque em ordem seus pensamentos.

É distribuir carinho e compreensão, combinando amor e poesia, sem esquecer galanteios e cortesia.
É ter sabedoria para repetir os momentos do namoro.
Aqueles momentos mágicos em que a orquestra do mundo parecia tocar somente para os dois.

É ser o apoio diante dos demais.
É ter cuidado no linguajar, é ser firme, leal.

É ter atenção além do trivial e conseguir descobrir quando um se tiver esmerado na apresentação para o outro.
Um novo corte de cabelo, uma vestimenta diferente, detalhes pequenos mas importantes.

É saber dar atenção para a família do outro pois,
ao se unir o casal, as duas famílias formam uma unidade.

É cultivar o desejo constante de superação.
É responder dignamente e de forma justa por todos os atos.
É ser grato por tudo o que um significa na vida do outro.

***

O amor real, por manter as suas raízes no equilíbrio,
vai se firmando dia a dia, através da convivência estreita.

O amor, nascido de uma vivência progressiva e madura,
não tende a acabar, mas amplia-se,
uma vez que os envolvidos passam a conhecer vícios e virtudes,
manias e costumes de um e de outro.

O equilíbrio do amor promove a prática da justiça e da bondade,
da cooperação e do senso de dever, da afetividade e advertência amadurecida.
Que a 6ª feira de cada uma de vocês seja repleta de muito amor do ladinho do seu companheiro, marido, namorado, noivo, namorido,.....
Bom final de semana e fiquem na paz.
Beijos!!!

3 comentários:

  1. Felicidades e mtos parabéns amiga por mais um niver de casamento!! bjs bjs.... Aparece lá nos meus blogs, tenho saudades dos seus comentários viu?? rs....

    ResponderExcluir
  2. Oi minha querida !!!!

    PARABÉNS pelo aniversário de casamento !!!! Desejo que vcs continuem perpetuando este amor, carinho, amizade e convívio por muitos e muitos anos !!!!

    Espero chegar aos 31 anos de casada assim como vc !!!

    Beijinhos enormes !!!

    ResponderExcluir
  3. Ain q post mais lindo esse Sandrinha !
    31 anos amiga é uma vida, é muito aprendizado, muito amor !!!
    Dá orgulho ver histórias como a sua, nesse nosso mundo q anda tão superficial !
    Eu desejo mais e mais felicidade ao casal !
    Continuem se curtindo muitooooo, rs !

    Bjo, bjo !

    ResponderExcluir

Adorei seu comentário, vou retribuir assim que puder!