sexta-feira, 31 de maio de 2013

EDUCAÇÃO


Outro dia vendo o programa Saia Justa da GNT, me deparei com o debate sobre educação e parei para pensar.Realmente a falta de educação das pessoas está tomando uma proporção sem tamanho.As pessoas mal se cumprimentam e quando o fazem, como disse uma velhinha na TV, muitas vezes é entre dentes, pq na realidade nem queriam estar falando com você.Se seu filho ou filha leva uma amiguinho para sua casa, essa  criança mal olha direito para você, dizer bom dia, boa tarde ou boa noite então..... são palavras geralmente desconhecidas do vocabulário delas.... e quando por muito esforço, te dá um Oi.E não falo que isso está acontecendo agora, já vem de muito tempo!
Pq será que as pessoas não sorriem de verdade, não se cumprimentam por desejarem que o dia delas verdadeiramente seja um dia maravilhoso?Como o adulto pode exigir algo de uma criança, se eles mesmos não estão nem aí para os outros?Eu não concordo com a ideia de que cada um que olhe para seu próprio umbigo!Assim estaremos criando pessoas cada vez mais egoístas, narcisistas e independentes...... achando que não precisam de ninguém, que eles por si só se bastam.....e sabemos que não é bem assim! O ser humano precisa do outro para viver, precisa de carinho, amor, de um bom pate papo, de trocas de informações e experiências.Sou uma pessoa que  gosta muito de andar a pé ou de carro dificilmente ando de ônibus, e foi o que fiz um dia desse para ir a casa da minha filha,  e logo que entrei na condução ouvi o seguinte diálogo de um garoto que devia ter uns 14/15 anos, pq ele falava muito alto ao celular com sua mãe.....O que tem para almoçar hoje?Ensopadinho!....Não aguento mais essa M...A...... e no final mandou a mãe se F.....R.Fiquei super espantada, isso ainda me surpreende!.... e cá com os meus pensamentos me indaguei......Que ser é esse que fala desse jeito com a pessoa que colocou ele no mundo?Onde foi parar a educação e o respeito com sua mãe, com os mais velhos e com as pessoas que estavam ali, sendo obrigados a ouvir tanto palavrão e baixaria? Na rua as pessoas falam alto como se estivessem brigando,as vezes até me assustam!.....Palavrão então.....rola solto, parece que estão nas suas casas, onde costumam manter um diálogo desse nível! Logo de manhã cedo deparamos com pessoas super mal humoradas, reclamando ou descontando seus problemas na fila do mercado, do banco,......No trânsito não se  respeita mais as leis, cada um fazendo o que bem entende e pondo em risco a sua própria vida e a dos outros!Onde iremos parar com tanta falta de educação, respeito e bom senso?Seria tão bom se as pessoas tentassem reverter esse quadro, fossem mais gentis, educadas, tratassem todos com educação, diminuíssem os volumes das suas falas e pensassem que só conseguiremos melhorar tudo isso, quando o exemplo vier de casa.

Achei ótima essa definição de EDUCAÇÃO!
Educação quer dizer: Respeitar a tudo e a todos.Respeitar os códigos de trânsito, as filas, a natureza, as pessoas, os credos religiosos, as etnias...enfim, uma pessoa educada sabe entrar e sair de qualquer lugar, sem "fazer feio".Sabe agradar sem ser falsa e sabe se impor sem oprimir e sem humilhar ninguém.Uma pessoa educada tem a sensibilidade de saber o que o momento exige.

Não sou melhor do q ninguém, mas pelo menos faço a minha parte e a cada dia aprendo mais!

Uma 6ª f tranquila e um fds de paz e serenidade p vcs!
Beijos!